Fichas completas das principais pragas urbanas Pesquisa: Listar todas pesquisas
  FORMIGAS URBANAS
Num dia elas estão na cozinha; no outro dia,no banheiro; uma semana depois elas tomaram conta da casa Entram em delicadas engrenagens eletrônicas, danificam computadores e pouco ainda sabemos sobre elas. É uma tortura conviver com elas pois não há canto que escape, o que leva qualquer um à loucura.

Uma espécie freqüentemente encontrada nos Estados Unidos e Europa tem sido bastante estudada – a Monomorium pharaonis, uma formiguinha bem pequena e de coloração marrom.

Porém existem muitas outras espécies infestando os nossos ambientes urbanos, além desta. É bastante comum encontrarmos diversas espécies diferentes ocupando nichos dentro da mesma estrutura. Uma espécie muito comum é a Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma). A principal característica desta espécie é que ela tem pernas e gaster (abdomen) numa cor branca, meio vitrificada, vista na lupa. A olho nu parece que as perninhas são invisíveis, daí o nome popular. Ela é frequentemente encontrada em residências, escritórios, restaurantes, hospitais.

As outras espécies de formigas urbanas já observadas no Brasil, de acordo com os pesquisadores do Instituto Biológico e CEIS (Centro de Estudos de Insetos Sociais) da UNESP de Rio Claro são:

* Paratrechina longicornis( formiga louca)
* Paratrechina fulva
* Solenopsis spp (lava-pés)
* Camponotus spp (formiga carpinteira)
* Wasmania auropunctata – pixixica
*Crematogaster spp – formiga acrobata)
* Pheidole spp – (formiga cabeçuda)
* Brachymyrmex spp
* Linepithema humile – formiga argentina)

Diversos estudos já feitos a respeito destas espécies demonstram que elas tem algumas características em comum, tais como, eusociabilidade (são insetos verdadeiramente sociais e nestas colônias ocorre a divisão de trabalho, a presença de várias gerações em um mesmo período e o cuidado com a prole); a poliginia (presença de diversas rainhas);a fragmentação das colônias e a grande facilidade de migração. Porém podem ter hábitos alimentares diversos, o que vai complicar em muito o controle destes insetos.

A capacidade de fragmentação das colônias é uma das características mais importantes pois é a causadora das infestações súbitas e generalizadas nos ambientes urbanos. Em laboratório já foi observado que quanto mais “perturbação” as formigas recebem, mais as colônias se expandem. Fora do laboratório o que frequentemente ocorre é as pessoas utilizarem algum tipo de inseticida localizado para combater o problema. Os inseticidas são aplicados geralmente com bombas ou frascos de aerosol pressurizados. Como as formigas são muito pequenas, qualquer frestinha é suficiente para abrigo. Assim que elas percebem a “perturbação” do inseticida sendo aplicado, elas dividem a colônia em grupos com rainhas, operárias e larvas e se deslocam para outros nichos. A aparência inicial é a de que o problema foi resolvido. Pouco tempo depois, elas parecem “brotar” por todos os lados,o que desnorteia quem está vivendo o problema.

 

Criticas, sugestões e mensagens para ABC Expurgo Criticas, sugestões e mensagens para ABC Expurgo
Fale com a ABC
Fone: (011) 4330-6644
Email para ABC
info@abcexpurgo.com.br