Esse site foi visitado: 3832126 visitantes.
 
 
Report OnLine - Área Exclusiva para Clientes
Login   Senha      


 ABC EXPURGO UM PASSO À FRENTE NO CONTROLE DE PRAGAS    info@abcexpurgo.com.br
BUSCA  

DENGUE, ZICA, CHIKUNGUNYA

FwffZSHPasa

 

 MATO GROSSO REGISTROU 7,3 MIL NOTIFICAÇÕES EM 2011 E 29.8 MIL NO ANO SEGUINTE


 

Mato Grosso registrou aumento de cerca de 400% de casos de dengue notificados, se comparado os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado.
 
Enquanto em 2011 foram 7.3 mil notificações, em 2012 o número saltou para 29.8 mil – sendo 108 casos graves e nove mortes.
 
Os dados contam de boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira à tarde.
 
Cuiabá e Sinop são os municípios de Mato Grosso que mais registraram casos de dengue no primeiro semestre de 2012. Conforme a SES, entre 1º de janeiro a 29 de junho, a capital do Estado teve a notificação de 9.616 casos da doença sendo 49 de graves e quatro mortes confirmadas. Em Sinop foram 3.355 casos sendo seis graves e duas mortes.
 
O terceiro município com mais casos é Várzea Grande onde a notificação é de 1.956 registros sendo 27 de casos graves. Em Rondonópolis 832 pessoas foram acometidas pela doença em 2012.
Até o momento existem nove óbitos confirmados, segundo a SES. Além das quatro em Cuiabá e duas em Sinop, as outras mortes foram em Sorriso, Tangará da Serra e Aripuanã, com um registro cada.
 
Medidas de prevenção
 
A SES continua a recomendar medidas de prevenção simples que devem ser tomadas pela população do Estado que são: manter as caixas d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos,  lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes. No caso dos vasos de plantas encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova água e sabão pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas. 
 
Ações do governo
 
O Estado continua com o monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue em Mato Grosso. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá,
Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A Ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus quatro da dengue circula nestes demais polos de Saúde.
 
O MT Laboratório está equipado e preparado para ação que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da Dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4). Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4 são Várzea Grande,Cuiabá, Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres).
 
 
3/7/2012

 

Al. Dom Pedro de Alcântara 618, São Bernardo do Campo - SP. CEP: 09771-281
NÃO TEMOS FILIAIS NEM REPRESENTANTES