Esse site foi visitado: 3841990 visitantes.
 
 
Report OnLine - Área Exclusiva para Clientes
Login   Senha      


 ABC EXPURGO UM PASSO À FRENTE NO CONTROLE DE PRAGAS    info@abcexpurgo.com.br
BUSCA  

ABC EXPURGO ACONTECE

HmxmMbPdLuoUg

 

VOCÊ SABIA QUE JÁ EXISTIRAM BARATAS MAIORES QUE UM PALMO? SABIA QUE OS RATOS PODEM FICAR NA ÁGUA, SEM RESPIRAR, POR ATÉ TRÊS MINUTOS?

 

Reportagem feita no Museu Vivo Bicho Pau e publicada no Diário Regional por Aline Mello


Museu em São Bernardo exibe insetos vivos

 Você sabia que na já existiram baratas maiores que um palmo? Que os ratos podem ficar na água, sem respirar, por até três minutos? Essas e muitas outras coisas podem ser aprendidas durante visita ao primeiro museu vivo de pragas urbanas da América Latina, o Museu Vivo Bicho Pau.

Mantido desde 2002 pela ABC Expurgos, empresa prestadora de serviços para controle de pragas urbanas de São Bernardo, o local é aberto para visitação escolar.

De acordo com a bióloga e especialista em entomologia urbana, Lúcia Schüller, a ideia do museu é pôr em prática a visão educacional da empresa. “Acreditamos que o controle de pragas urbanas só é possível com educação. As pessoas precisam entender que respeitar o meio ambiente é a melhor forma para manter esses insetos – que têm seu papel na natureza – longe das nossas casas”, destacou.

Visita monitorada - Um grupo de 35 alunos entre 10 e 12 anos, do Colégio Leonor, de São Bernardo, assistiu muito atento à palestra da bióloga, ilustrada por dois bonecos: Barata Filó e Jack Nojento, o Rato. “Estamos trabalhando esta semana questões sobre saúde e nutrição. Estar aqui e ter contato com tanta informação é muito importante para as crianças fixarem os conceitos”, avaliou a professora de Ciências Denise Aparecida Miranda.

Entre os pequenos, as perguntas eram inúmeras: “É verdade que a barata sobrevive vários dias mesmo sem a cabeça? Rato gosta mesmo de queijo? “Nessa faixa etária é mais fácil de entender a necessidade da mudança de comportamento. A apresentação com os bonecos, bem lúdica, foi pensada justamente para isso”, destacou Lúcia.

A aluna Natalia Ricardo Gualberto, 11 anos, classificou como ‘extraordiário’ tudo o que aprendeu na visita ao museu. “Achava que os ratos viviam apenas no esgoto”, declarou. Para o colega de turma Pedro Henrique Macedo dos Reis, 10 anos, foi tudo muito interessante e bacana. “O bom é que eu não tinha medo de barata, só nojo”, afirmou.

Durante quase duas horas de visita, as crianças puderam ver ratos taxidermizados (empalhados), uma colônia de formigas, um cupinzeiro autêntico, extraído de uma árvore, e os interessantes bichos-paus. “São insetos com a capacidade de mimetismo, ou seja, imitar outras coisas. Se passam perfeitamente por galhos de árvores e assim fogem de seus predadores naturais, como pássaros e macacos”, explicou a bióloga.

Serviço ä As visitas ao Museu Vivo Bicho Pau podem ser agendadas pelo telefone 4330-6644, ramal 29. O local atende apenas escolas, com turmas na faixa etária até 13 anos. Mais informações no site www.abcexpurgo.com.br.

 

9/4/2012

 

Al. Dom Pedro de Alcântara 618, São Bernardo do Campo - SP. CEP: 09771-281
NÃO TEMOS FILIAIS NEM REPRESENTANTES